INTRODUÇÃO


O currículo ajustado tem uma duração de 4 (quatro) anos, e inclui uma lei de ensino superior, lei 27/2009 a 29 de setembro e comunicado oficial do dia 26 de outubro de 2011 que recomenda o ajuste curricular do curso, em conformidade com o Novo Quadro Curricular (NQC) aprovado pelo Conselho Universitário através da deliberação nº 16 / CUN / 2011.

De acordo com o NQC, a duração dos cursos de licenciamento no UEM é permitida em 4 (quatro) anos, permitindo as unidades orgânicas que pretendem, propor programas com duração de 3 (três) anos. O processo de ajuste curricular da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal (FAEF) também foi motivado pelo resultado da consulta aos estudantes.

Os resultados da consulta indicaram a necessidade de uma forma de conclusão do curso e uma qualificação do Licenciado Engenheiro.


PERFIL PROFISSIONAL  


O graduado em Engenharia Agronômica deve saber:

  • Os conceitos fundamentais e os procedimentos metodológicos respeitantes a cada uma das áreas afetadas no perfil profissional;
  • As técnicas de comunicação oral e escrita;
  • Compreender e analisar criticamente diferentes tipos de informações relacionadas aos temas relacionados no perfil profissional;
  • Compreender uma realidade moçambicana; e
  • Raciocinar de uma maneira abstrata e lógica e apresentar argumentos bem fundamentados sobre os assuntos relacionados com os temas relacionados no perfil profissional;

 

PERFIL OCUPACIONAL


O graduado em Engenharia Agronômica pode selecionar as seguintes funções:

  1. setor agrário público e privado;
  2. instituições de educação agrícola, de nível médio e superior;
  3. instituições de investigação agrária;
  4. agências de desenvolvimento (rural); e
  5. organizações comunitárias nas zonas rurais, incluindo organizações de produtores.

FILOSOFIA DE FORMAÇÃO


Para garantir a formação de um graduado com caraterísticas descritas no perfil de graduado, os métodos de ensino e avaliação, enfatizando uma aprendizagem ativa do aluno. Sempre que apropriado, e com base nos objetivos de aprendizagem, os seguintes métodos de ensino serão utilizados:

  1. Aulas teóricas que realizam conceitos, raciocínio e compreensão e que também são importantes e importantes para a vida profissional;
  2. Aulas práticas e laboratórios que podem experimentar, por si próprio, exercício, raciocínio e apreender os métodos de “aprender”, “fazer”, “apresentar” e “analisar” o seu trabalho e incentivar o trabalho em grupo e independente;
  3. Trabalhar em grupos com formação intencional pelo docente, sempre que possível ou possível usar o método PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) para orientar os estudantes na realização dos seus trabalhos em grupo;
  4. Seminários que utilizam práticas de análise, argumentação e apresentação de idéias, problemas e soluções e incentivo ao trabalho em grupo e independente; e
  5. Atividades de campo, incluindo visitas de estudo às farmas, explorações florestais, e centros de investigação, que podem ser aplicadas a experiências experimentais de atividades agrícolas e florestais, e integrar ou conhecer seu conhecimento no contexto da vida nas zonas urbanas.


Com base na natureza da disciplina, pode ser usada uma combinação dos seguintes métodos de avaliação:

  1. Testes escritos;
  2. Relatórios de aulas práticas e laboratoriais;
  3. Ensaios;
  4. Projetos apresentados oralmente ou por escrito;
  5. Participação e atitude nas atividades da disciplina; e
  6. Exames finais escritos, práticos ou orais.

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