Curso de Licenciatura em Engenharia Agronómica
{slider=INTRODUÇÃO}
O currículo ajustado tem uma duração de 4 (quatro) anos, e enquadra-se na lei do ensino superior, lei n˚ 27/2009 de 29 de Setembro, e no comunicado reitoral de 26 de Outubro de 2011 que recomenda o ajustamento dos curriculos em curso, em conformidade com o Novo Quadro Curricular (NQC) aprovado pelo Conselho Universitário através da deliberação n˚ 16/CUN/2011.
De acordo com o NQC a duração dos cursos de Licenciatura na UEM estabelece-se em 4 (quatro) anos, podendo as unidades orgânicas que o pretendem, propor programas com duração de 3 (três) anos. O processo de ajuste curricular na Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal (FAEF) foi também motivado pelo resultado da consulta aos estudantes.
Os resultados da consulta indicaram a necessidade de uma forma de culminação do curso e uma qualificação de Licenciado Engenheiro.
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{slider=PERFIL PROFISSIONAL}
O graduado em Engenharia Agronómica deve saber:
- Os conceitos fundamentais e os procedimentos metodológicos respeitantes a cada uma das áreas definidas no perfil profissional;
- As técnicas de comunicação oral e escrita;
- Compreender e analisar criticamente diferentes tipos de informação referentes aos temas definidos no perfil profissional;
- Compreender a realidade moçambicana; e
- Raciocinar de uma maneira abstracta e lógica e apresentar argumentos bem fundamentados sobre os assuntos relacionados com os temas definidos no perfil profissional;
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{slider=PERFIL OCUPACIONAL}
O graduado em Engenharia Agronómica poderá exercer funções nos seguintes sectores:
- sector agrário público e privado;
- instituições de educação agrária, de nível médio e superior;
- instituições de investigação agrária;
- agências de desenvolvimento (rural); e
- organizações comunitárias nas zonas rurais, incluíndo organizações de produtores.
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{slider=FILOSOFIA DE FORMAÇÃO}
Para garantir a formação de um graduado com as caraterísticas descritas no perfil do graduado, os métodos de ensino e avaliação enfatizam uma aprendizagem activa pelo estudante. Sempre que for apropriado, e baseado nos objectivos de aprendizagem, os seguintes métodos de ensino serão utilizados:
- Aulas teóricas que realçam conceitos, o raciocínio e a compreensão e que também incluam tópicos relevantes e importantes para a vida profissional;
- Aulas práticas e laboratoriais que permitem ao estudante experimentar por si próprio, exercitar, raciocinar e apreender os métodos de “aprender”, de “fazer”, de “apresentar” e “analisar” o seu trabalho e que incentivam o trabalho em grupo e independente;
- Trabalho em grupos intencionalmente formados pelo docente, sempre que possível o docente poderá aplicar o método PBL (Problem Based Learning) para orientar os estudantes na realização dos seus trabalhos em grupo;
- Seminários que permitam a prática da análise, da argumentação e apresentação das ideias, problemas e soluções e incentivam o trabalho em grupo e independente; e
- Actividades de campo, incluindo visitas de estudo às farmas, explorações florestais, e centros de investigação, que permitam ao estudante experimentar as actividades agrícolas e florestais, e integrar o seu conhecimento no contexto da vida nas zonas rurais.
Com base na natureza da disciplina, pode ser usada a combinação dos seguintes métodos de avaliação:
- Testes escritos;
- Relatórios das aulas práticas e laboratoriais;
- Ensaios;
- Projectos apresentados oralmente ou por escrito;
- Participação e atitude nas actividades da disciplina; e
- Exames finais escritos, práticos ou orais.
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