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Mestrado em Maneio e Conservação da Biodiversidade

{slider=Objectivo geral}

Formar especialistas capazes de identificar e solucionar problemas ambientais reais do país relacionados com a perda de biodiversidade, impactos ambientais de actividades agrárias e áreas afins, contribuindo deste modo para o desenvolvimento sustentável.

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{slider=Objectivos Específicos}

Especificamente, o curso pretende formar quadros capazes de:

  1. Identificar os problemas ambientais, no contexto agrário, provocados por actividades económicas;
  2. Formular e implementar planos para a reabilitação de ecossistemas terrestres degradados;
  3. Elaborar, implementar, monitorar e avaliar projectos de reabilitação de ecossistemas terrestres degradados;
  4. Aplicar metodologias de pesquisa multidisciplinares e participativas no contexto de avaliação do impacto ambiental (AIA) e Avaliacao Ambiental Estratégica (AAE);
  5. Implementar, gerir e monitorar o processo de avaliação do impacto ambiental;
  6. Planificar e manejar áreas de conservação; e
  7. Identificar áreas de interesse biológico e promover a sua conservação;

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{slider=Competências específicas}

Ao terminar a sua formação, o graduado do curso de Mestrado em Maneio e Conservacao da Biodiversidade deve conhecer:

  • os aspectos relacionados com a conservação do meio ambiente;
  • os princípios da conservação de recursos naturais;
  • os aspectos relacionados com a degradação dos recursos naturais renováveis;
  • a dinâmica das Mudanças Climáticas globais; e
  • os aspectos socio-económicos inerentes à gestão ambiental.

O graduado deve igualmente possuir as seguintes competência do saber fazer:

  • aplicar técnicas e métodos de levantamentos de biodiversidade;
  • realizar estudos do impacto ambiental e avaliação ambiental estratégica;
  • elaborar e implementar planos de monitoria e gestão ambiental;
  • elaborar e implementar planos de maneio de Áreas de Conservação,
  • elaborar e implementar planos de recuperação de ecossistemas terrestres degradados;
  • identificar impactos das mudanças climáticas, sectores vulneráveis, identificar e implementar medidas de adaptação;
  • utilizar imagens de satélite, fotografias aéreas e SIG; e
  • elaborar projectos integrados de gestão ambiental.

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{slider=Filosofia de Formação}

No presente currículo os métodos educacionais serão orientados de forma a desenvolver nos estudantes, por um lado, uma atitude académica de reflexão, pensamento crítico e análise e por outro as suas capacidades de gestão e comunicação. Assim, em primeiro lugar, o graduado dos cursos de mestrado da FAEF será capaz de avaliar e aplicar o seu conhecimento na solução de problemas práticos; de igual modo deverá saber traduzir necessidades práticas em questões de estudo. Em segundo lugar, o mestre deverá ser capaz de trabalhar numa equipe multidisciplinar, sabendo não só como “gerir” um grupo multidisciplinar mas também como aplicar os seus conhecimentos numa perspectiva integrada. Finalmente, o mestre será motivado a desenvolver o seu conhecimento e habilidades de forma a permanecer um “estudante para toda a vida”.

A complexidade dos problemas relativos ao sector agrário em Moçambique é considerável e exige diferentes abordagens para a sua solução. Para atender a este aspecto, o currículo está desenhado de modo a formar especialistas em diversas áreas de conhecimento com as seguintes abordagens: (1) uma formação orientada para a aquisição de profundas habilidades em pesquisa na qual os estudantes serão treinados na aplicação dessas habilidades a casos reais, de modo a consolidarem a sua capacidade de busca constante de novos conhecimentos para a solução de problemas novos e cada vez mais complexos na investigação agrária; e (2) uma formação onde, para além de adquirir profundas habilidades em pesquisa, os graduados serão dotados de competência profundas em aspectos teórico-práticos de áreas específicas para a solução de problemas reais e que carecem de solução imediata ou a curto prazo no sector produtivo.

Os métodos de ensino-aprendizagem dos cursos de mestrado da FAEF exigem a disponibilidade de tempo suficiente aos estudantes para trabalho independente, pois são centrados no estudante, dando importância considerável ao trabalho individual e em grupos e com uma forte componente do princípio de ligação da teoria à prática. Exigem ainda a disponibilidade de espaço (laboratórios, área para ensaios de campo), de recursos materiais e financeiros, e em especial acesso à biblioteca, às tecnologias de informação e comunicação, e acesso às zonas rurais para o desenvolvimento de actividades práticas.

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