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Mestrado em Protecção Vegetal

{slider=Objectivo geral}

            O curso de mestrado em Protecção Vegetal visa formar e equipar tecnicamente o graduado em todos os aspectos chave de Pragas, Doenças e Infestantes (PDI) e o seu maneio sustentável. Os candidatos serão expostos às metodologias de investigação pura e aplicada e equipados com ferramentas necessárias para condução de actividades de investigação científica.

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{slider=Objectivos específicos}

  1. (1)formar técnicos qualificados na área de Protecção Vegetal capazes de identificar e fazer o maneio de PDI usando procedimentos que sejam economicamente viáveis, ambientalmente saudáveis e socialmente aceitáveis;
  2. (2)desenvolver nos candidatos competências no uso e maneio seguro de pesticidas, monitoria e avaliação do seu impacto no meio ambiente; e
  3. (3)equipar os candidatos com ferramenta necessária para a condução bem sucedida de projectos de investigação visando resolver problemas específicos identificados na área de Protecção Vegetal.

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{slider=Competências específicas}

Ao terminar a sua formação, o graduado do Mestrado em Protecção Vegetal deve conhecer:

  • os conceitos e métodos de análise de sistemas de controlo de pragas, doenças e infestantes (PDI);
  • os procedimentos de planificação, execução e análise da investigação especializada na área de maneio de pragas, doenças e infestantes;
  • os programas de controlo cultural, químico, biológico e integrado de pragas, doenças e infestantes;
  • o impacto ambiental dos métodos de controlo de pragas, doenças e infestantes particularmente para o controlo químico;
  • as normas legislativas nacionais e internacionais no âmbito de protecção vegetal;
  • os procedimentos de avaliação de riscos de PDI no âmbito do comércio internacional e
  • a operação, gestão e manutenção de equipamento de pulverização mecanizado.


O graduado deve igualmente possuir as seguintes competência do saber fazer:

  • aplicar os métodos de diagnóstico, identificação e controlo de pragas, doenças infestantes de forma social, económica e ambientalmente sustentável;
  • aplicar os modelos de previsão de ocorrência de pragas, doenças e infestantes usando conhecimentos de biologia, epidemiologia e ecologia das mesmas;
  • avaliar e analisar o risco de pragas, doenças e infestantes;
  • aplicar as técnicas de melhoramento genético e biotecnologia na área de protecção vegetal;
  • analisar e aplicar as normas legislativas nacionais e internacionais no âmbito de protecção vegetal; e
  • avaliar o impacto ambiental dos métodos de controlo de pragas, doenças e infestantes, particularmente o controlo químico.

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{slider=Filosofia de Formação}

No presente currículo os métodos educacionais serão orientados de forma a desenvolver nos estudantes, por um lado, uma atitude académica de reflexão, pensamento crítico e análise e por outro as suas capacidades de gestão e comunicação. Assim, em primeiro lugar, o graduado dos cursos de mestrado da FAEF será capaz de avaliar e aplicar o seu conhecimento na solução de problemas práticos; de igual modo deverá saber traduzir necessidades práticas em questões de estudo. Em segundo lugar, o mestre deverá ser capaz de trabalhar numa equipe multidisciplinar, sabendo não só como “gerir” um grupo multidisciplinar mas também como aplicar os seus conhecimentos numa perspectiva integrada. Finalmente, o mestre será motivado a desenvolver o seu conhecimento e habilidades de forma a permanecer um “estudante para toda a vida”.

A complexidade dos problemas relativos ao sector agrário em Moçambique é considerável e exige diferentes abordagens para a sua solução. Para atender a este aspecto, o currículo está desenhado de modo a formar especialistas em diversas áreas de conhecimento com as seguintes abordagens: (1) uma formação orientada para a aquisição de profundas habilidades em pesquisa na qual os estudantes serão treinados na aplicação dessas habilidades a casos reais, de modo a consolidarem a sua capacidade de busca constante de novos conhecimentos para a solução de problemas novos e cada vez mais complexos na investigação agrária; e (2) uma formação onde, para além de adquirir profundas habilidades em pesquisa, os graduados serão dotados de competência profundas em aspectos teórico-práticos de áreas específicas para a solução de problemas reais e que carecem de solução imediata ou a curto prazo no sector produtivo.

Os métodos de ensino-aprendizagem dos cursos de mestrado da FAEF exigem a disponibilidade de tempo suficiente aos estudantes para trabalho independente, pois são centrados no estudante, dando importância considerável ao trabalho individual e em grupos e com uma forte componente do princípio de ligação da teoria à prática. Exigem ainda a disponibilidade de espaço (laboratórios, área para ensaios de campo), de recursos materiais e financeiros, e em especial acesso à biblioteca, às tecnologias de informação e comunicação, e acesso às zonas rurais para o desenvolvimento de actividades práticas.

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